Na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, o presidente do SAAE, Thiago Tezzari, esteve no bairro Habitar Brasil para anunciar o fechamento de duas fossas coletivas, conhecidas como “fossão”, ao mesmo tempo em que falou sobre a ampliação da rede de esgotos nesse bairro e nos bairros Josino Brito, Arco-Íris e Village do Sol. O vereador Luiz Fritz também esteve no local.
O presidente do SAAE esclareceu que a autarquia trabalha diuturnamente para regularizar o sistema de saneamento básico e explicou a vantagem da desativação dessas fossas coletivas que, antes, apenas coletavam os dejetos das residências e de tempos em tempos os dejetos eram afastados.
Agora, com a integração dessas casas à rede de esgoto, os efluentes serão tratados e a população não irá mais conviver com os “fossões” perto de suas casas.
A ampliação da rede de esgoto, de acordo com o presidente do SAAE, é um compromisso do prefeito Adailton Fúria. Essas duzentas residências atendidas, sendo 125 no bairro Habitar Brasil, 71 no bairro Josino Brito e as demais nos bairros Village do Sol e Arco Iris, são apenas parte de um trabalho que o SAAE continuará desenvolvendo até que toda a cidade seja contemplada com esgotamento sanitário.
Ao habilitar essas 200 residências para se interconectarem à rede de esgoto, o SAAE elaborou um documento através do qual está notificando os proprietários desses imóveis para os conectarem à rede. Ao aderirem ao sistema, os moradores terão melhor qualidade de vida e os que ainda tem fossa séptica, deverão aterrá-las, evitando assim riscos à saúde.
Apesar de Cacoal ter um dos melhores índices de coleta e tratamento de esgoto de toda a região amazônica, segundo Thiago Tezzari, o prefeito Adailton Fúria quer que, em um futuro próximo, quase 100% das residências do município sejam atendidos com a rede de esgoto